Licitação de corredor Alphaville-Cajamar sairá neste mês

O projeto do corredor Alphaville-Cajamar, que pretende ligar os munícipios de Carapicuíba, Barueri, Santana de Parnaíba e Cajamar, servindo  as áreas de perfil industrial – como o setor industrial de Alphaville – e áreas residenciais nos municípios de Santana de Parnaíba, Barueri e Cajamar, sairá do papel ainda neste mês. O corredor terá integração física no Terminal Carapicuíba da CPTM (Linha 8), recém-reformado e modernizado, e dois terminais previstos, com a extensão de 28,9 km.

O Corredor Metropolitano BRT de ônibus terá 33 estações de embarque e três terminais: Polvilho, em Cajamar, Antônio João, em Barueri, além da reforma total do terminal de Santana de Parnaíba. A ideia é que atenda 55,6 mil passageiros por dia na região. Há duas semanas audiências públicas nas cidades de Barueri e Santana de Parnaíba foram realizadas e, agora, parte para uma das fases mais importantes: a licitação.

O cronograma do empreendimento prevê a publicação do edital para contratação dos projetos ainda neste mês. Depois haverá o início da elaboração dos projetos (em julho) e conclusão em março de 2014. A previsão do início das obras é julho de 2014 e a conclusão do corredor está prevista para o segundo semestre de 2015.





Segundo a EMTU não haverá sacrifício do paisagismo da alameda Rio Negro. O canteiro central será mantido quase em sua integralidade, com a cessão apenas de uma pequena faixa para a inserção do corredor. “Todas as estações foram pensadas para ter o menor impacto possível na paisagem, sendo visualmente atraente e com alta tecnologia agregada”, disse Joaquim Lopes, presidente da EMTU.

Na avenida Doutor Yojiro Takaoka está previsto um viário compartilhado, ou seja, não haverá intervenções no paisagismo com a utilização das faixas já existentes. Na região dos residenciais optou-se por viário compartilhado, tendo em vista a dificuldade de alargamento da caixa viária em razão da linha de transmissão da AES Eletropaulo e a proximidade dos imóveis no bairro de Alphaville.

Foi considerada a demanda da área de influência do corredor, através de pesquisas operacionais. O BRT só ocupará o canteiro central em Cajamar e na zona norte da cidade de Santana de Parnaíba, na divisa com Cajamar. Junto aos residenciais, foram previstas estações próximas aos locais das atuais estações, respeitando-se o distanciamento estabelecido de aproximadamente 800 metros.

Fonte: Folha de Alphaville





Deixe seu comentário