Alphaville registra aumento de furto de veículos

Os moradores de Alphaville e região precisam redobrar a atenção com relação aos furtos de veículos. Segundo informações fornecidas pelo delegado Alexandre Miguel Palermo, do 2º DP de Barueri, houve um aumento superior a 100% no caso de furto de automóveis na região de sua DP, que engloba toda a área para cima do Rio Tietê até a divisa de Santana de Parnaíba. Por sua vez, os casos de roubo – subtração mediante a grave ameaça – diminuíram consideravelmente, assim como os homicídios.

Antes, ocorriam cerca de 10 a 12 casos de furto por mês, mas a partir de março, abril e maio, este número subiu para 26. Deste dado, 60% acontecem em regiões de Alphaville. “Quase todos os delitos ocorreram na avenida Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, perto do Shopping Tamboré e imediações”, conta. Ele também diz que nas outras alamedas de Alphaville quase não ocorrem furtos de veículos e que os dias de maior incidência são segunda-feira, terça-feira e quarta-feira pela manhã. “É justamente o trabalhador que estaciona o seu carro pela manhã e vai ao escritório. O dono do carro só vai perceber horas depois.”

Ao ser questionado se o crescimento do bairro pode ser uma das causas que deixa Alphaville visado e, como consequência, atrai mais criminosos para o local, o delegado explicou que foi um salto muito grande para outro patamar e que este fato só explicaria este aumento de furtos se o acréscimo deste número fosse gradual.





O caso de furtos de veículo não é tão simples como parece. Segundo o delegado, esta é uma missão difícil e complicada. “Em menos de 30 segundos eles entram no carro e vão embora sem chamar a atenção.”

O delegado está investigando a causa deste brusco acréscimo de furto de veículos e afirmou que a segurança na região mais afetada, no caso as avenidas Marcos Ulhôa, próximo ao Shopping Tamboré, e Tucunaré, que registrou 11 casos de furto de veículos nos últimos três meses, foi fortalecida, tanto com guardas municipais como policiais militares. “Nós estamos mapeando o caso. Os funcionários da investigação estão analisando, verificando dentro destes casos, em especial, quantos veículos foram localizados e onde foram localizados. Este é um dado muito importante, até pelo percentual de veículos localizados nós conseguimos saber se estes veículos são destinados para desmanche ou não. Quando o veículo é utilizado para crimes, ele é localizado logo na sequência”, explica o delegado.

Palermo indica que ao perceber que o veículo foi furtado, o proprietário deve ligar imediatamente para o 190 e passar o número da placa, pois há radares inteligentes que podem acionar o carro na mesma hora, e, posteriormente, deve procurar a delegacia mais próxima e fazer o Boletim de Ocorrência, que também pode ser realizado via internet.

Fonte: Folha de Alphaville





Deixe seu comentário