Alphaville inaugura sua primeira ciclofaixa dia 18

Dia 18 de março será inaugurada oficialmente a primeira ciclofaixa do bairro de Alphaville. Para marcar a data, haverá uma competição de duatlhon e ciclismo. São esperados esportistas de São Paulo e do bairro, além de assessorias esportivas convidadas.

De acordo com a atleta Roberta Baroni, carioca e moradora recente do bairro, a inauguração é um marco na história de Alpha, já que a iniciativa partiu de uma cidadã insistente. Ela conta que há 11 meses começou a requerer o espaço na Prefeitura de Barueri e que foi a praticamente todas as secretarias para conseguir o que queria. “Já estava mais do que na hora de Alphaville ter uma faixa para ciclistas”, comemora.

Inicialmente com 6,5 Km de extensão, a ciclofaixa tem início na frente da entrada do Parque Ecológico do Tietê e termina antes da rotatória que leva para a estrada da Aldeinha. Entretanto o objetivo de Roberta vai mais além. “Aonde houver licença para aumentar a extensão, eu vou pleitear junto aos órgãos públicos. Seria ótimo se depois desse trecho inaugural, pudéssemos estender o caminho na própria estrada da Aldeinha”, propõe.

Roberta conta que há dez anos, quando morava em São Paulo, começou a praticar triathlon na USP (Universidade de São Paulo) e que agora no bairro já conta com 160 alunos inscritos em sua assessoria esportiva, a Agiglioli. “Meus alunos também virão para a inauguração da ciclofaixa. Será um grande evento”, diz.

O chão da pista começou a ser pintado no final de semana do último dia 3 de março. Na data, a faixa da direita será fechada e cones sinalizarão toda a extensão para a proteção dos ciclistas. O Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) cuidará da segurança e proteção dos atletas.

Roberta diz que está muito feliz com tudo o que tem ocorrido em sua vida, e que acha que os motoristas da região estão mais conscientes em relação aos ciclistas. “No dia em que as faixas estavam sendo pintadas, percebi uma movimentação positiva entre os condutores de veículos. Assim que perceberam que o local abrigaria uma faixa para ciclistas, imediatamente se dirigiam para a esquerda, sem ninguém sinalizar ou cobrar”, comenta.

Roberta informa que, após a inauguração, a ciclofaixa funcionará aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 14h, contando com os cones e a segurança do Demutran. As inscrições para o 1º Duathlon Via Parque/Alphaville ainda estão abertas.Para mais informações, basta entrar no site: yescom.com.br.

Fonte: Folha de Alphaville




Deixe seu comentário