Metrô para Alphaville fica só na promessa

Embora exista um estudo, realizado pela CPTM (Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos) sobre a implantação de um ramal de metrô em Alphaville, a promessa não deve sair do papel. A companhia realizou um estudo para a elaboração de um projeto de transporte não-poluente de média capacidade para ligar a linha 8-Diamante (Júlio Prestes/Itapevi) ao bairro. O relatório deste estudo seria concluído no final do ano passado.

Ao visitar Barueri no último dia 10, o governador Geraldo Alckmin desconversou quando questionado sobre o assunto. Alckmin disse estar em seus planos mais investimentos em trens e metrô, mas não mencionou se esse plano de expansão atinge o bairro de guia Alphaville. “Todos os investimentos serão em trem e metrô, com novas composições para ofertar maior conforto e diminuição do intervalo entre as viagens. Faremos uma forte expansão nessa área”, disse.

O governador ainda enumerou os investimentos, como a reforma de várias estações da CPTM, as quais terão maior acessibilidade e também a compra de novas composições, num total de 50, formadas com oito carros cada uma, todas equipadas com ar condicionado e câmeras de vídeo. Aliás, Alckmin prometeu retornar a Barueri em junho, quando deverá inaugurar oficialmente a estação da CPTM na região central. “Quem tomar o trem na estação Barueri, poderá fazer a integração com o metrô no bairro de Pinheiros”, informou.





A instalação de um ramal de metrô em Alphaville está na pauta do prefeito de Barueri, Rubens Furlan. Ele considera o investimento extremamente necessário para atender à demanda do transporte público de qualidade na região. Sua proposta é investir na estação Antônio João, que fica na Aldeia de Barueri, e dali criar um sistema de transporte que faça a ligação com Alphaville e Tamboré.

Na Aldeia, de acordo com Furlan, há espaço para a construção de uma estação mais ampla, com total acessibilidade, e um estacionamento para atender veículos de passeio e também para o estacionamento de ônibus, que fariam a interligação entre os bairros. “Vou conversar com o governador sobre o projeto de metrô”, disse.

O projeto

Caso Alphaville seja contemplado, a intenção é implantar um sistema de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Ele tem categoria de metrô. O ramal estudado integraria o projeto de expansão e melhoria do transporte sobre trilhos desenvolvido pelo governo do estado, envolvendo o Metrô e a CPTM. A quantidade de estações e o tipo de financiamento para sua implantação seriam definidos pelo estudo, concluído em dezembro pela CPTM.

Fonte: Folha de Alphaville





1 resposta

  1. WANDERLEY MEIRA DO NASCIMENTO 22 de novembro de 2011

Deixe seu comentário