Caminhões burlam restrição à circulação em Alphaville

O trânsito voltou a ficar complicado no bairro Alphaville e Tamboré no início desta semana. A justificativa pode ser o número reduzido de agentes do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), da Prefeitura de Barueri, que tiveram folga na segunda, terça e quarta, por conta dos feriados do Dia do Funcionário Público [transferido para a segunda-feira, 31], o Dia de Todos os Santos [terça-feira, 1º] e Dia de Finados [quarta-feira, 2].

Com o número reduzido de agentes, vários caminhoneiros burlaram a restrição à circulação entre 17h e 20h, demonstrando que eles, de fato, contribuem para o aumento dos congestionamentos nos bairros de Alphaville e Tamboré. Além disso, o Demutran realiza, nos horários de rush, operações específicas, como o fechamento dos acessos ao túnel da alameda Araguaia, quando ele está superlotado, desviando o fluxo para a própria Araguaia, forçando o motorista dar uma volta a mais, mas garantindo, com a alteração, maior fluidez ao tráfego.

Além desses problemas, alguns motoristas também aproveitaram a fiscalização mais leve para desrespeitar os semáforos, fazer conversão em locais proibidos, contribuindo mais ainda para os congestionamentos. Para se ter uma ideia, na noite de segunda-feira, 31, alguns motoristas amargaram mais de 20 minutos para percorrer a alameda Araguaia, sentido Shopping Tamboré. “Estou impressionado. O trânsito estava indo bem, mas hoje travou de vez. Agora percebo a falta que faz os agentes”, avalia Oscar Nunes, 43, enquanto estava parado no trânsito.





Eunice Miranda, 28, que decidiu trocar o carro pelo transporte público, estava arrependida. “Estou há meia hora esperando pelo ônibus. O trânsito está todo parado e sei que não conseguirei chegar à faculdade no horário previsto”, lamentava, enquanto estava na alameda Purus, onde os terminais de ônibus estavam lotados de passageiros na mesma situação.

De acordo com o secretário dos Assuntos de Segurança, Edson Santos, também responsável pelo Demutran, esta semana foi atípica pela junção dos feriados. “Procuramos manter um número de agentes nas ruas, para garantir a fluidez.

Pelos relatos, vejo que não tivemos número suficiente. No entanto, acredito que até o final do ano, poderemos manter as operações programadas, garantindo fluidez ao tráfego”, diz.

Ele adiantou que, para o feriado de 15 de novembro (Proclamação da República), o esquema de funcionamento será semelhante aos dias comuns, considerando que muitas empresas não fazem pontes e, portanto, o tráfego continua nos bairros.

O secretário lembra ainda que outras medidas poderão ser adotadas, uma vez que a empresa Tranzum já está prestando serviços à prefeitura. Especializada em soluções para o tráfego, a empresa faz a contagem dos veículos que entram nos bairros, para, então, apresentar sugestões de investimentos ou alterações viárias.

Fonte: Folha de Alphaville





Deixe seu comentário