Alphaville terá sistema de semáforos

A conteceu na segunda-feira, 21, a reunião entre técnicos da Prefeitura de Barueri e a Brascontrol, empresa contratada para efetuar um estudo e apresentar alternativas ao trânsito do bairro de Alphaville e Tamboré.

A Brascontrol sugeriu a implantação de sistema semafórico em quatro pontos do bairro, para garantir maior fluidez: rotatória do Residencial 1 e nos cruzamentos da alameda Mamoré com a avenida Alphaville; alameda Purus com alameda Madeira; e alameda Tocantins com a alameda Rio Negro.

O secretário de Assuntos de Segurança, Edson Santos, responsável pelo Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), disse que a medida deverá organizar o fluxo e aumentar a fluidez, já que nesses pontos, muitos motoristas fecham uma das vias para ter acesso a outra. “Hoje, o cruzamento da Tocantins com a Rio Negro recebe, em média, 3.6 mil veículos por hora. Com os semáforos, essa vazão aumenta para 5 mil veículos/hora”, explicou.

Além da ampliação dos semáforos pelo bairro, o estudo também sugere a recontagem de tempo do semáforo instalado no cruzamento da avenida Piracema com a alameda Araguaia. Isso porque, ali, há um privilégio para quem está na Piracema, que fica congestionada pelo número de veículos e também como reflexo de Carapicuíba.





As mudanças serão implantadas até o dia 30 de abril. Os semáforos serão inteligentes, permitindo que agentes de trânsito façam mudanças para atender à demanda local. “Às vezes, há uma inversão no trânsito, então, os agentes farão o monitoramento e manterão os semáforos de acordo com a demanda”, disse o secretário.

Ele informou ainda que a Brascontrol irá apresentar a segunda parte do estudo, que é justamente do trânsito formado por quem seque para Carapicuíba, no dia 12 de abril. “A partir dele faremos novas alterações”, antecipou.

O secretário ressaltou que essas mudanças vão se somar aos investimentos da administração pública. “O prefeito Rubens Furlan já anunciou que irá construir o novo viaduto de acesso à rodovia Castello Branco. As obras devem começar em dois meses. Ele ainda quer construir um sistema viário a partir da Tucunaré. Isso permitirá que o trânsito de Santana de Parnaíba seja desviado para a Tucunaré e tenha acesso direto à Castello, sem passar pelo entorno do Centro Comercial, como Rio Negro e Araguaia”.

Para ele, essas mudanças vão aliviar bastante o trânsito intenso de Alphaville e Tamboré. Com relação ao rodízio de caminhão, também em estudo, não será implantado de imediato. “Vamos ver como fica o trânsito”, disse.

Fonte: Folha de Alphaville





1 resposta

  1. Patrick 25 de abril de 2011

Deixe seu comentário