Fios nos postes continuam sem solução e causam transtornos em Alphaville

Entra mês, sai mês e a novela dos fios emaranhados nos postes de iluminação pública continua em Alphaville. Dependurados pelas principais alamedas do bairro, como Araguaia, Alameda Rio Negro, Mamoré, Madeira, e também no município de Santana de Parnaíba, como a avenida Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, parecem que vão cair a qualquer minuto em cima de um carro ou na cabeça de um pedestre distraído.

Em março deste ano, a Prefeitura de Barueri chegou a se pronunciar, informando que iria acionar sua Secretaria de Assuntos Jurídicos a fim de convocar as concessionárias que utilizam os postes de iluminação pública em Alphaville, Tamboré e demais bairros da cidade para pedir uma solução, mas até o presente momento pouca coisa mudou.

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da prefeitura, o próximo passo da administração pública é cobrar diretamente a diretoria da AES Eletropaulo, que aluga os postes, recebe os aluguéis e é responsável pelo problema junto às empresas que detém a concessão de uso dos postes.

“Representantes da Prefeitura de Barueri têm realizado várias reuniões com membros da AES- Eletropaulo, que sempre prometem resolver a situação na região de Alphaville e outros bairros da cidade”, respondem por e-mail.

O problema começou com a troca dos postes de iluminação pública há mais de um ano. Na época, a AES-Eletropaulo afirmou que já tinha acionado todas as concessionárias e prestadoras de serviços, que utilizam os postes como sustentação, para que efetuassem o conserto dos fios. Mas isso não aconteceu. Um agravante é que os fios não têm identificação da empresa responsável por eles, e isso dificulta a cobrança de providências.





Em vários pontos do bairro, os fios chegam a atrapalhar até o acesso às garagens, e estão por todas as partes, inclusive nas calçadas e pontos de ônibus. Embora a Eletropaulo já tenha informado que os fios não são de eletricidade, a maioria das pessoas tem medo de que o contato com eles provoquem acidentes ou incêndios.

A AES-Eletropaulo informa que, até abril, foram realizadas reuniões com a prefeitura e com as concessionárias para que elas efetuassem o conserto dos fios. No entanto, embora elas tivessem se comprometido a dar uma solução, o problema ainda permanece sem solução.

São várias as concessionárias que se utilizam dos postes na região, entre elas estão a Vivo, Tim, Oi, Claro e TV Aplhaville. A reportagem fez contato com várias empresas, mas só a TV Al­phaville respondeu.

O diretor comercial da emissora de televisão, Carlos Eduardo Sedeh, disse que uma das preocupações da equipe da TV Alphaville é manter a qualidade e a boa aparência dos fios nos postes, uma vez que estão num bairro, que é planejado. “Os fios soltos não são nossos, principalmente porque temos uma parceria com a comunidade e nos preocupamos com a estética do local”, declarou.

Na rede social Facebook, os fios soltos em Alphaville são reclamações recorrentes dos moradores. Recentemente, alguns participantes do grupo “Boca no Trombone” diziam que “os fios representavam um perigo constante para o cidadão, além de enfeiar as ruas e avenidas”.

Eles indagavam ainda se uma seria possível uma solução rápida para a questão, já que Alphaville e Tamboré são bairros em constante expansão e, se nada for feito, a situação pode piorar ainda mais.

Fonte: Folha de Alphaville





Deixe seu comentário